Movimento circular uniforme
Identificar o MCU como um movimento periódico, determinar o raio da trajetória R; o período T de um MCU; a freqüência f de um MCU, a velocidade tangencial e a velocidade angular, cada integrante deverão ser capazes de concluir e entender o que foi citado acima.
INTRODUÇÃO
Define-se o movimento circular uniforme como sendo um movimento no qual o corpo descreve trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência e com velocidade escalar (tangencial) constante em todo o trajeto, velocidade vetorial com módulo constante e direção variável e aceleração centrípeta perpendicular à velocidade vetorial.
MATERIAL UTILIZADO
a. 1 aparelho rotativo Canquerini ( anexo 1) b. 1 régua centimentrada c. 1 cronômetro digital
PROCEDIMENTO
Marcaram-se dois pontos, A e B, a diferentes distâncias do centro do disco. Encontraram-se duas distâncias (cálculo 1). Ligou-se o aparelho rotativo com velocidade baixa para que fosse possível visualizar os pontos. Com isso, pode-se gerar uma circunferência, cuja equação utilizada para calcular seu comprimento é 2πR.. Calculou-se as distância Da e Db (cálculo 2) percorridas pelos pontos, em uma volta completa em torno do centro. Sabe-se que o tempo dos dois pontos será o mesmo ao percorrer uma volta completa, pois são concêntricos, porém as velocidades serão diferentes. Esta duração de tempo é denominada período T do movimento e tem como unidade o segundo. O movimento executado pelos pontos é denominado Movimento Circular Uniforme (MCU)., Mediu-se o período T do movimento dos pontos. Essa medição foi feita após 10 voltas (cálculo 3). Em seguida calculou-se as freqüências de cada um (cálculo 4). As equações matemáticas que permitem calcular a velocidade tangencial (V) de um ponto em função do período T e em função da freqüência f são: Vt( T )= 2πR/T e Vt ( f )= 2πRf em m/s. Com base nas equações