Movimento bidimensional
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
FISÍCA 1 (PRÁTICA)
TURMA 10_309
MOVIMENTO BIDIMENSIONAL
ALUNO:
PROFESSOR: ROGÉRIO JOSÉ BAIERLE
DATA DO EXPERIMENTO: 13/12/2012
DATA DA ENTREGA: 22/11/2012
INTRODUÇÃO
No experimento realizado no laboratório no dia 22/11, visualizamos o movimento de um projétil em duas dimensões, ou bidimensional no qual precisamos duas variáveis para especificar a posição da partícula em relação a um referencial. Os movimentos do projétil tanto horizontal quanto vertical independem um do outro. Com a ajuda de gráficos, tabelas e informações a seguir, poderemos compreender o movimento bidimensional.
OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo compreender o movimento bidimensional, ao ver uma esfera percorrendo um plano inclinado, podemos tirando medidas e construir um gráfico para facilitar a compreensão do movimento bidimensional.
MOVIMENTO BIDIMENSIONAL
Quando um ponto material está se movimentando sobre um plano, ou seja, em duas direções, o movimento é denominado bidimensional. Os movimentos, tais como os de projéteis e o circular, são bidimensionais.
Quando lançamos uma pedra, observamos que seu movimento pode ser descrito como dois movimentos retilíneos independentes: um na vertical e um na horizontal. Ambos os movimentos estão sujeitos à ação das forças peso e resistência do ar. Considerando uma situação na qual não há vento esta força de resistência atua na direção contrária ao movimento, enquanto que a força peso atua na direção vertical e para baixo.Os dois movimentos independentes são: um movimento retilíneo uniforme (MRU) na direção (x) e um movimento uniformemente acelerado (MRUV) na direção (y). Sendo assim, o vetor posição da partícula será descrita pelas equações: r ⃗(t)=x(t)i+y(t)j
Onde x(t)=x_0+v_0x t e y(t)=y_0+v_oy t+1/2 a_y t^2
Se