Movimento ao longo de uma trajetória reta
SALVADOR
2012
1. Objetivos:
- Comparar o movimento de um móvel sobre uma superfície plana horizontal com o movimento desse mesmo móvel sobre uma superfície plana e inclinada.
- Identificar a relação de dependência entre as grandezas cinemáticas do experimento
- Construir gráficos do MRU e do MRUV em papel milimetrado.
- Identificar e discutir as possíveis causas para os erros experimentais.
2. Introdução:
O estudo dos movimentos na física exige a formulação de muitos outros conceitos, incluindo o próprio conceito de movimento. São esses conceitos que possibilitam o estudo da física e a sua descrição matemática. A ciência só consegue estudar e conhecer a natureza fazendo simplificações cirando ideias abstratas que nos ajudem de algum modo a compreendê-la.
A primeira parte da Física Clássica é denominada Mecânica. Esta é a parte da Física que estuda o movimento dos corpos, ou seja, é esta parte que procura responder questões como: o que é movimento? Como fazer para alterar o movimento de um corpo?, etc. Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante.
Tempo é uma noção aceita sem definição, fundamental na descrição de qualquer movimento.
Os corpos em estudo, denominado móveis, são considerados pontos materiais. Ponto material é um corpo cujas dimensões não interferem no estudo de determinado fenômeno.·.
Alguns conceitos básicos de Cinemática são:
GRANDEZA – Aquilo que pode ser objetivamente medido, ou seja, comparado a um padrão.
UNIDADE – Quantidade arbitrária que serve de comparação entre grandezas da mesma espécie. As unidades de medida adotadas no Brasil são as do Sistema Internacional de Unidades (SI)
PONTO MATERIAL – Corpo é uma quantidade limitada de matéria. Então, todo corpo possui dimensões, mas muitas vezes elas não são levadas em conta porque são muito pequenas em