MOVIMENTO AMBIENTALISTA
O QUE É O MOVIMENTO AMBIENTALISTA
Ao longo dos últimos tempos, temos visto que muitas ações irresponsáveis ou mal pensadas surtiram enormes prejuízos para o meio ambiente e afetaram a qualidade de vida de grande número de pessoas por todo globo, para contrapor essas questões preocupantes, em todos os países têm se fortalecido movimentos populares por meio de reivindicações visando a proteção do meio ambiente.
A ORIGEM DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA
O movimento ambientalista que tem alcançado enorme sucesso em várias partes do mundo pela sua admirável capacidade de adaptação às condições de comunicação e mobilização da atualidade. Este iniciou-se ao ser considerado que as transformações decorrentes do capitalismo causam impactos no meio ambiente. De origem que data o fim do século XIX, nos Estados Unidos, surgiu representado por duas vertentes: a dos preservacionistas e conservacionistas; em contraponto aos preceitos desenvolvimentistas.
•O MOVIMENTO PRESERVACIONISTA: Fundado por John Muir, é considerado mais radical, por acreditar que a interferência humana é essencialmente nociva ao meio ambiente. Protegendo a natureza contra o desenvolvimento moderno, industrial e urbano; faz reverência à natureza, no sentido da apreciação estética e espiritual da vida selvagem, assegurando a “intocabilidade” de parques destinados para este fim. Para ele, os animais, plantas e ecossistemas teriam um valor em si mesmo, independentemente da utilidade que pudessem ter para o homem.
•O MOVIMENTO CONSERVACIONISTA: Considera o ser humano capaz de utilizar destes recursos de forma controlada, equilibrada e, muitas vezes, mais eficazmente do que se este permanecesse “intocado”, como propõe a outra vertente. Movimento criado por Gifford Pinchot, engenheiro florestal treinado na Alemanha, ditava que a conservação deveria basear-se na prevenção de desperdícios e o uso dos recursos naturais para benefício da