Moulage
CURSO SUPERIOR DE DESIGN DE MODA
KAREN LEONEL DE SOUZA
MOULAGE
APUCARANA
2011
Origem da Moulage
A moulage proporciona ao criador provar e controlar formas e volumes em seus projetos na criação de roupas, permitindo a visão imediata da roupa em suas três dimensões.
A técnica foi desenvolvida pela francesa Madeleine Vionnet (Figura 1), considerada uma das grandes estilistas de todos os tempos. Vionnet criava seus modelos a partir de miniaturas de bonecas, apenas após conseguir o resultado passava para a escala humana.
Essa modelagem tridimensional teve inspiração nos antigos modelos gregos que não possuíam costuras. Os tecidos eram caídos em pregas com pontos de sustentação nos ombros ou na cintura presa por amarrações. Madeleine Vionnet observando a falta de praticidade para se vestir, acrescentou costuras em suas peças, possibilitando a técnica uma infinidade de recursos e facilidades, por exemplo, em fazer drapeados.
Essa técnica tornou-se o ícone dos mestres da alta costura francesa e européia. Seu criador, Charles Frederich Worth (Figura 2) utilizava a técnica por proporcionar caimento perfeito. Difundiu-se pelos Estados Unidos, tendo seu nome traduzido para draping.
Alix Grés (Figura 3), estilista responsável pelo drapeado na moda, era adepta à moulage. Criava modelos inspirados na Antiguidade Clássica, vestidos que realçavam o corpo feminino, para conseguir esse efeito utilizava drapeados e pregueados em tecidos delicados.
Utilizando a Técnica
O processo para a moulage consiste em aplicar um tecido neutro (algodão cru), no qual é possível simular o resultado final da vestimenta, sobre a boneca (Figura 4) ou modelo vivo, moldando a peça considerando a anatomia humana e proporcionando o molde. Após o teste, a roupa será reproduzida no tecido desejado.
Referências