Moulage ou Draping
Para vestir o corpo humano é necessário conhecer a sua anotomia e seu significado. Aprender moulage é saber vesti-lo.
Moulage, palavra francesa, derivada de moule, que significa forma. É sinonimo da palavra Draping, derivada da lígua inglesa, que significa dar forma e caimento ao tecido.
É uma técnica de modelagem tridimensional onde a construçao dos moldes de uma roupa é feita diretamente sobre o corpo, um modelo vivo ou um busto de costura, permitindo a sua visualização no espaço, bem como seu caimento e volume, antes da peça confeccionada. O processo de modelagem tridimensional facilita o entendimento da montagem das partes da roupa e suas respectivas funçoes. A técnica permite produzir peças bem projetadas, com caimento perfeito, favorecendo a percepção das formas estruturais do corpo durante a construção das roupas, sua prática libera a criatividade das formas e volumes tridimensionais como escultura permitindo visualizar as três dimensoes do modelo: de frente, de costas e lateral.
A moulage tem como ponto forte a amplitude do espaço para criatividade do profissional da moda e a oportunidade de permitir que se obtenha uma roupa com melhor acabamento no sentido do caimento de ajustes mais precisos e a possibilidade de avaliar a inserção de acessório externo que possam diferenciar o modelo.
A moulage como ferramenta de trabalho tem se mostrado mais rápida e eficaz, por facilitar o processo de criação e produção analisando o produto durante o processo, antes mesmo da montagem do protótipo. Na indústria a moulage pode ser usada para desenvolver o protótipo, como já foi ressaltado e transferindo para o papel como molde definitivo.