Motrizes
Rudolf Julius Emanuel Clausius (nascido Rudolf Gottlieb, Koszalin, 2 de Janeiro de 1822 — Bonn, 24 de Agosto de 1888) foi um físico e matemático alemão, considerado um dos fundadores centrais da ciência da termodinâmica. Por reafirmar o princípio de Carnot conhecido como ciclo de Carnot, ele pôs a teoria do calor numa base mais sólida e mais verdadeira. Em seu artigo mais importante, Sobre a teoria mecânica do calor, publicado em 1850, expôs pela primeira vez as idéias básicas da segunda lei da termodinâmica. Em 1865 introduziu o conceito de entropia.
Vida
Clausius nasceu em Köslin (hoje Koszalin), na província da Pomerânia. Começou sua educação básica na escola de seu pai. Após alguns anos, fez o ginásio em Stettin (hoje Szczecin). Clausius se formou na Universidade de Berlim em 1844, onde estudou matemática e física com Gustav Magnus, Johann Dirichlet e Jakob Steiner, entre outros. Ele também estudou história, com Leopold von Ranke. Durante 1847, obteve o doutorado na Universidade de Halle sobre efeitos ópticos na atmosfera da Terra. Ele então tornou-se professor de Física na Escola Real de Artilharia e Engenharia de Berlim e professor na universidade de Berlim. Em 1855 tornou-se professor na Politécnica de Zurique, o Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, onde permaneceu até 1867. Naquele ano, mudou-se para Würzburg e dois anos depois, em 1869, para Bonn.
Em 1870, Clausius organizou um corpo médico na Guerra Franco-Prussiana. Ele foi ferido na batalha, o que deixou-o com uma deficiência permanente. Foi condecorado com a Cruz de Ferro por seus serviços.
Sua esposa, Adelheid Rimpham, morreu ao dar à luz em 1875, deixando para Clausius seus seis filhos. Ele continuou lecionando, mas passou a ter menos tempo para pesquisas.
Em 1886 casou-se novamente, com Sophie Sack, e depois teve outro filho.
Dois anos depois, em 24 de agosto de 1888, ele morreu em Bonn, na Alemanha.
Obra
A tese de doutorado de Clausius, sobre a refração da