Motorola
ETEC “Professor Armando Bayeux da Silva”
Charles Alves de Souza
Layane Estevan Degasperi
Emily Gabriela Meyer Piasentin
Arthur Luiz José Cresta
Motorola
Atividade Avaliativa
Rio Claro
2015
Nenhuma outra marca representa mais a telefonia celular do que a americana MOTOROLA. Isso mesmo, americana, e não japonesa como muitos pensam. Com uma imagem jovem e comunicação moderna, a MOTOROLA se tornou sinônimo de comunicação. Comunicar, dividir, criar e divertir, quer seja com voz, texto, imagem, música e vídeo, só é possível atualmente, em grande parte graças a MOTOROLA.
História
A Motorola começou como a Galvin Manufacturing Corporation em 1928. O nome da empresa mudou para Motorola em 1947, mas a palavra tem sido usada como marca registrada desde os anos 30. A empresa é baseada em Schaumburg, Illinois, um subúrbio de Chicago.
O fundador Paul Wault Galvin veio com o nome Motorola quando sua empresa começou a produzir rádios para carro no Japão (várias empresas que produziam fonógrafos, rádios e outros equipamentos de áudio no início do século XX usavam o sufixo "-ola", sendo o mais famoso da vitrola e a radiola; também havia um equipamento de edição de filmes chamado Moviola).
A marca MOTOROLA se tornou tão conhecida que, em 1947, a empresa decidiu mudar o nome, passando a denominar-se Motorola Inc. A semente de toda competência da empresa em microeletrônica foi lançada em 1949, quando Dan Noble criou o centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Phoenix, estado americano do Arizona, destinado a explorar o potencial do transistor, cuja invenção havia sido anunciada um ano antes. Em 1955 a empresa revolucionaria o setor de comunicações com o lançamento do Pager no mercado. Em 1958, a MOTOROLA lançou o Motrac, o primeiro rádio bidirecional veicular do mundo com receptor e fornecimento de energia totalmente transistorizado. Seu baixo consumo de energia permitia que o rádio funcionasse sem precisar