motores
Ventilação do motor:
A maioria dos motores são auto-ventilados, o ar de resfriamento é fornecido por um ventilador interno ou externo acionado pelo eixo do motor.
O fluxo de ar arrasta consigo poeira e materiais leves que obstruem aos poucos as aberturas ou canais e impedem a passagem do ar e a dispersão normal de calor, o que aumenta fortemente o aquecimento do motor.
Por outro lado, é comum encontrar nas indústrias motores instalados em espaços que limitam a circulação do ar, provocando aquecimentos excessivos. para assegurar um bom funcionamento do motor deve se ter certos cuidados: limpar partes da ventilação cuidar para que o local tenha livre circulação de ar
CONTROLE DA TEMPERATURA AMBIENTE
De forma geral, a temperatura limite suportada pelos isolantes do motor é calculada para o funcionamento num ambiente com temperatura de 40ºC.
Portanto, é importante verificar e controlar a temperatura ambiente para não ultrapassar os valores para os quais o motor foi projetado.
CUIDADO COM AS VARIAÇÕES DE TENSÃO
O equilíbrio térmico de um motor é modificado quando a tensão de alimentação varia. Uma queda de tensão limita o fluxo do circuito magnético, se o fluxo de tensão diminui a intensidade da corrente aumenta, em outras palavras se a tensão diminui a corrente aumenta, causando aquecimento do motor, e eventuais perdas.
Um aumento de tensão de alimentação terá efeitos mais limitados, uma vez que a corrente em vazio aumenta enquanto a corrente em carga diminui.
OPERAÇÃO COM PARTIDAS E PARADAS BEM