Motores
Os motores elétricos convertem energia elétrica em mecânica ou mais especificamente em torque ou conjugado.
Os motores funcionam pela atração ou repulsão dos pólos magnéticos produzidos pelos eletroímãs dos quais são formados.
Podem ser classificados, conforme sua alimentação, em motores de corrente contínua, motores de corrente alternada e motores universais.
1. Motores de corrente contínua
São fabricados em modelos com e sem escovas.
1. Os motores de corrente contínua sem escovas podem ser simples, de dois terminais, ou mais complexos de vários terminais, denominados “motores de passos”. 1. Os motores CC sem escovas simples são muito utilizados, por exemplo em ventiladores de computadores, por serem extremamente silenciosos e duráveis. 2. Os motores de passos podem ter seu eixo posicionado em passos ou frações da volta, de acordo com sua alimentação, que aliás é especial e proveniente de circuitos eletrônicos que possibilitam não só o posicionamento do eixo como também o controle do sentido e da velocidade de giro. Nos tipos usados nos ventiladores dos computadores a alimentação externa é por dois terminais mas internamente esta alimentação é distribuída a vários terminais.
2. Os motores elétricos de corrente contínua com escovas, apresentam tipos de grandes potências e grande facilidade de mudança em sua velocidade de giro, além de poderem girar nos dois sentidos bastando para isso que se inverta a polaridade de sua alimentação. Durante muito tempo os motores CC com escovas eram a única opção nas aplicações onde grande torque e controle de velocidade fossem necessários.
[pic] [pic]
Figura 1 – Motor Corrente Contínua
Fonte: http://www.scienceshareware.com/articles/byo-stand/images/leeson-M1120046-dc-pm-motor-generator.jpg
1. Motores de corrente alternada
[pic]
Figura 2 – Motor Corrente Alternada
Fonte: