MOTORES À COMBUSTÃO INTERNA
O objetivo desta pesquisa tem como intuito principal uma análise rigorosa em torno do funcionamento dos motores à combustão interna. Nesse sentido, explicar-se- a as diferenças estruturais entre seus tipos, bem como os ciclos de operação e seus sistemas de controle.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar o funcionamento básico dos motores à combustão interna.
Descrever o ciclo de operação a quatro tempos.
Analisar as principais diferenças entre seus sistemas de controle.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho visa tornar conhecidos os princípios básicos de funcionamento dos motores de combustão interna presente nas mais diversas aplicações da vida cotidiana, como em automóveis e maquinas e contribuir para que no futuro desenvolvam-se motores com características melhores tanto parar as pessoas quanto para o planeta.
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS..........................................................................................................32
1 INTRODUÇÃO
Em nosso mundo, onde tudo acontece rápido e a pressa e o stress tomaram conta da nossa rotina, tornam-se indispensáveis os carros, as motocicletas, a energia elétrica, os aviões, até mesmo os navios, que transportam nossos alimentos, nossos bens de consumo e nossas riquezas através dos mares. Todas essas máquinas tem um componente, muito importante na nossa vida, em comum: os motores à combustão interna. Na presente pesquisa, explicaremos os diferentes ciclos de funcionamento dos diversos tipos de motores à combustão interna, assim como sua aplicação na indústria e no nosso dia-a-dia.
Todos sabemos da importância desse equipamento, mas poucos sabem como funciona, quais suas partes e peças e até mesmo porquê necessitam de manutenção e eventualmente quebram.
Os motores à combustão interna são máquinas cuja função é transformar a energia da expansão dos gases oriundos da queima de algum combustível (energia calorífera), em energia mecânica (movimento), produzindo