Motores e Geradores
Um motor é uma máquina que converte energia elétrica em energia mecânica de rotação, quando condutores que conduzem corrente são obrigados a girar por um campo magnético. Os motores são os responsáveis pelo funcionamento das máquinas de lavar, das secadoras de roupa, dos ventiladores, dos condicionadores de ar e da maioria das máquinas encontradas na indústria. O gerador, por sua vez, é uma máquina que converte energia mecânica de rotação em energia elétrica, produzindo correntes em condutores que giram através de um campo magnético. A energia mecânica pode ser fornecida por uma queda d'água, vapor, vento, gasolina ou óleo diesel ou por um motor elétrico.
Componentes
As partes principais dos motores e geradores de corrente contínua são basicamente as mesmas.
Armadura
Num motor, a armadura recebe a corrente proveniente de uma fonte elétrica externa. Isto faz a armadura girar. Num gerador, a armadura gira por efeito de uma força mecânica externa. A tensão gerada na armadura é então ligada a um circuito externo. Em resumo, a armadura do motor recebe a corrente de um circuito externo (a fonte de alimentação), e a armadura do gerador libera corrente para um circuito externo (a carga). Como a armadura gira, ela é também chamada de rotor.
Comutador
Uma máquina cc tem comutador para converter a corrente alternada que passa pela sua armadura em corrente contínua liberada através de seus terminais (no caso do gerador). O comutador é constituído por segmentos de cobre com um par de segmentos para cada enrolamento da armadura. Cada segmento do comutador é isolado dos demais por meio de lâminas de mica. Os segmentos são montados em torno do eixo da armadura e são isolados do eixo e do ferro da armadura. No chassi da máquina são montadas duas escovas fixas, que permitem contatos com segmentos opostos do comutador.
Escovas
São conectores de grafita fixos, montados sobre molas que permitem que eles deslizem (ou "escovem")