motores elétricos
Os motores elétricos possuem uma placa identificadora, colocada pelo fabricante. Para se instalar adequadamente o motor é imprescindível que o eletricista saiba interpretar os dados da placa.
A figura nos dá o exemplo de uma placa de um motor trifásico. Os dados mais importantes são: - a potência do motor, dada em HP ou CV (1 HP = 746 W, 1 CV = 735 W), para saber, se esse motor é capaz de executar o trabalho desejado (no caso do exemplo da figura acima), a potência do motor é de 3 CV.- a tensão alimentadora que o motor exige (220 ou 380 V).- a freqüência exigida da tensão alimentadora (60 Hz).- a corrente nominal que o motor consumirá (9 ou 5,2 A, dependendo da tensão alimentadora), para dimensionar os condutores de alimentação e os dispositivos de proteção.- as rotações que o motor fará por minuto (3510 RPM).- a letra-código para dimensionar os fusíveis (no exemplo H).- o esquema de ligação que mostra como os terminais devem ser ligados entre si e com a rede de alimentação.
Ao analisar a tabela de identificação poderemos verificar
Classe de isolamento
Temperatura máxima que o material de que é feito o Isola- mento pode suportar sem perder as suas propriedades. Obtém-se “ensaiando o material e comparando os resultados com os de materiais padrão de eficácia conhecida” (Norma CEI) As principais classes de isolamento são:
B-135 ºC, F-150 ºC e H-180 ºC
Os motores comerciais da WEG são padronizados com classe de isolamento B, enquanto
Os motores industriais são fornecidos com classe de isolamento F. Opcionalmente, todos podem ser fabricados com classe de isolamento H proporcionando uma vida útil ainda maior.
Esses valores consideram uma temperatura ambiente de até 40 °C. Condições de
Operação acima deste valor deve ser tratadas como especiais.
Categorias N, H e D
Conforme as características de conjugado em relação à velocidade e corrente de partida, os motores de indução trifásicos com rotor de gaiola