Motores el tricos e transformadores
•
ADRIEL PESSOA SILVINO
•
ANDREY COSTA SILVEIRA
•
MATHEUS DA COSTA MIRANDA
Motores elétricos
Introdução
Motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica
(em geral, energia cinética). No campo de acionamentos industriais, avalia-se que de 70 a
80% da energia elétrica consumida seja transformada em energia mecânica por motores elétricos. Considerando-se um rendimento médio de 80%, cerca de 15% da energia elétrica industrial transforma-se em perdas nos motores.
Motores de corrente Alternada (AC)
São os mais utilizados, pois a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Estima-se que 90% dos motores fabricados são motores de indução de gaiola. Motores de corrente Alternada (AC)
Os motores AC são compostos basicamente por:
• Rotor:
Parte girante, montada sobre o eixo da máquina, construído de um material ferromagnético envolto em um enrolamento chamado de enrolamento de armadura.
• Estator:
Parte estática da máquina, montada em volta do rotor, de forma que o mesmo possa girar internamente. Também é constituído de material ferromagnético, envolto em um enrolamento de baixa potência chamado de enrolamento de campo que tem a função apenas de produzir um campo magnético fixo para interagir com o campo da armadura.
Princípio de funcionamento
Quando uma corrente elétrica passa por um fio no estator, ela produz um campo eletromagnético. Da mesma forma há uma corrente elétrica passando pelo rotor produzindo um campo eletromagnético. Os campos eletromagnéticos produzidos pelo estator e pelo rotor possuem um polo norte e um polo sul cada um. Os polos norte de cada campo se repelem, da mesma forma que os polos sul de cada campo. Assim, o polo norte do estator é atraído pelo polo sul do rotor e o polo sul do estator é atraído pelo polo norte do rotor. A combinação dessas forças de atração e repulsão faz com que o rotor gire.
Princípio de funcionamento