Motores de combustão
Os motores de combustão podem ser classificados como sendo de combustão interna ou externa. Quando da combustão externa, o fluido de trabalho está completamente separado da mistura combustível-ar, sendo o calor dos produtos da combustão transferido atraves das paredes de um reservatório ou caldeira para o fluido que irá desenvolver trabalho. No caso da combustão interna o fluido ativo é propriamente a mistura combustível-ar (taylor - análise dos motores de combustão interna -1 ed pg 13).
Este trabalho tratará do segundo caso, combustão interna, mais específicamente dos motores de quatro tempos, ciclo Otto. O Motor
Após pesquisa para verificar que tipos de motores estavam disponíveis no mercado, feitas as devidas considerações, principalmente com relação ao consumo, optou-se pelo modelo 4T de 49 cc fabricado pela empresa chinesa ... que, no Brasil é distribuido pela empresa Bikelete.
As informações e dados técnicos que compões este estudo preliminar foram obtidos a partir do site do fabricante e em contato com o distribuidor.
Dados técnicos do motor (fornecidos pelo fabricante em www...
Tipo do motor: monocilíndrico, 4T, arrefecido a Ar
Potencia desenvolvida: 2.5 HpCombustível: Gasolina
Potência máxima: 1.5 kW a 6800 rpm
Diâmetro: D=41.8 mm
Curso: s=35.8 mm
Torque máximo 2.4 Nm a 4500 rpm
Rotação máxima sem carga: 8500rpm
Consumo de combustível: 480g/kWh
Peso líquido: 5.5 kg
Taxa de compressão: rv=7,4:1
kW
Nm
Da geometria do motor
Sendo:
Onde:
Vd - volume deslocado pelo pistão, do PMS ao PMI;
V2 - volume da câmara de combustão;
V1 - volume total (Vd + V2);
D - diâmetro do pistão; rv - relação de compressão.
Potência e Torque máximos
Sendo conhecida a potência efetiva (declarada pelo fabricante como potência máxima) é possível encontrar o torque disponível neste regime de operação.
Equacionando as variáveis obtem-se também a potência na faixa de máximo torque e o torque