Motores de Combustão Interna
Combustão Interna
Pré Ignição e Detonação
Motores de Combustão Interna
Também são chamados de motores à explosão. Essa denominação apesar de frequente, não é tecnicamente correta.
Motores de Combustão Interna
Essa queima não controlada do combustível gera um ruído característico
(conhecido como batida de pino apesar, de nenhum pino bater. O ruído é proveniente da ressonância da câmara de combustão transmitida ao bloco e pelo encontro das ondas de choque provocadas pelas duas detonações). Pré Ignição e Detonação
São dois dos problemas que afetam o funcionamento do motor, e se não corrigidos podem causar consumo exagerado, perda de potência, uma excessiva emissão de poluentes, e danos aos componentes do mesmo.
Pré Ignição e Detonação Danos
Pré Ignição
Alguns dos fatores que podem causar a pré ignição são a presença de carvão no interior do pistão ou pontos quentes, como velas excessivamente quentes.
Detonação
Muito parecido com o fenômeno da pré ignição, o fenômeno da detonação é provocado, principalmente, por combustível adulterado de baixa octanagem.
Detonação
Um fator que vem provocando a detonação dentro dos cilindros é a alta taxa de compressão.
Para extrair mais potência dos motores, a câmara de combustão está ficando cada vez menor, elevando a taxa de compressão a altos níveis e assim contribuindo com a detonação.
Detonação
A detonação é a combustão que ocorre em pontos de alta pressão e temperatura após a ignição da centelha, em um momento diferente da frente de chama principal. Assim, uma nova frente de chama é criada com velocidade superior a combustão principal ignitada pela vela.
Como evitar a detonação?
Hoje, os motores já estão equipados com sensores de detonação calibrados para detectarem as frequências exatas de detonação crítica. Atrasam o ângulo de ignição da centelha e reduzem a demanda de combustível diminuindo potência e torque poupando o motor