Motores de Combustão Interna
PREVENTIVA DE
MOTORES DE
COMBUSTÃO INTERNA
Emanoel da costa farias
Disciplina: Máquinas Térmicas
Manutenção preventiva
• Conceito
Trata-se da atuação realizada de maneira a reduzir ou
evitar a falha ou a queda no desempenho do equipamento, obedecendo a um plano de manutenção preventiva previamente elaborada, baseado em intervalos definidos de tempo, isso é, manutenção baseada no tempo. É toda a ação sistemática de controle e monitoramento,
com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos. A manutenção não aumenta a confiabilidade apenas leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.
Manutenção preventiva em motores de combustão interna.
• Não há dúvidas de que a manutenção preventiva faz
a diferença no nosso bolso. Se fizermos as manutenções prévias, fica mais barato devido a maior durabilidade dos componentes que com desgaste é substituído a tempo, não danificando outros componentes.
• Manter seu pleno funcionamento não é difícil,
contanto que você realize uma manutenção adequada. E para que isso seja possível , é fundamental conhecer sua dinâmica e também os sistemas de lubrificação, de arrefecimento e elétrico, que são importantes para seu funcionamento.
Cuidados preventivos em motores
• Temperatura
A temperatura influencia diretamente no bom funcionamento do motor. Garantir o valor ideal é a principal função do sistema de arrefecimento, que faz a troca térmica entre o calor gerado pelo motor e um líquido refrigerante. o Composição do sistema: bomba d’água, radiador, válvula
termostática, vaso de expansão, mangueiras e tubulações especiais, eletro-ventoinha, entre outros.
Sistema de arrefecimento
• Cuidados recomendados para o sistema.
Verificar se o nível do líquido de arrefecimento está
sempre entre as marcações mínima e máxima contidas no reservatório.
Fazer a limpeza sempre que você notar que o líquido de