Motor Sterling
Unidade Swift - Campinas
Curso: Engenharia Mecânica – EM2A12
Projeto e Construção de um MOTOR STIRLING
PEDRO BARRETO SILVA FRIEDMANN
THIAGO SILVA FOGACA LEITE
GIUSEPPE MARQUEZI LUPPI
ANDRE LUIS IANSEN
GUILHERME AUGUSTO N DE ALMEIDA
BRUNO FERNANDO DOS S LOPES
RA: B64GJB6
RA: B688955
RA: B6163A7
RA: B713283
RA: B820535
RA: B675IH0
Palavras Chave: Stirling, motor térmico, termodinâmica, energia, motores.
Introdução
Um motor Stirling é um motor térmico de funcionamento cíclico através de compressão e de expansão do ar ou outro gás, o fluido de trabalho, em diferentes níveis de temperatura de tal modo que há uma conversão de energia líquida de calor em trabalho mecânico ou, mais especificamente, um motor de ciclo fechado de calor regenerativo com um fluido de trabalho gasoso permanentemente, quando fechado-ciclo é definido como um sistema termodinâmico em que o fluido de trabalho está permanentemente contido dentro do sistema, descreve o uso de um tipo específico de permutador de calor interno e armazenamento térmico, conhecido como o regenerador. Ele é a inclusão de um regenerador que diferencia o motor Stirling de outros motores de ciclo fechado de ar quente.
fornecido para manter uma temperatura constante,
TH, e durante o processo de compressão de 1-2, o calor é rejeitado para manter uma temperatura constante TL. Há também interações de cabeça ao longo da constante - processos de volume 2-3 e 4-1.
As quantidades de calor nestes dois processos são essencialmente iguais, mas opostas em sentido, e o processo de troca ocorre por meio de u regenerador. A função do regenerador é atuar como um reservatório temporário, sendo capaz de absorver o calor durante o processo de 4-1 e, idealmente, proporcionando a mesma quantidade de calor durante o processo de 2-3.
Estas duas quantidades de calor são representados pelas áreas sombreadas do diagrama T/s na figura 1.
Figura 1. Gráfico T/s e