Motor monofásico, motor de passo e motor universal
Motor Monofásico
Motor de Passo
Motor Universal
Turma: V07
1. Motor monofásico
O motor de indução monofásico é o motor mais usado em aplicações domésticas como frigoríficos, máquinas de lavar, relógios, compressores, bombas, etc.
Construtivamente, os motores monofásicos são semelhantes aos trifásicos, com a diferença de possuírem um único enrolamento de fase. Sua grande vantagem é a de poderem ser ligados à tensão de fase das redes elétricas, normalmente disponíveis em residências e pequenas propriedades rurais - ao contrário do que sucede com as redes trifásicas. Em contrapartida, possuem o inconveniente de serem incapazes de partir sem a ajuda de um circuito auxiliar, o que não ocorre com os motores trifásicos.
Motores monofásicos não conseguem partir sozinhos porque não conseguem formar o campo girante, como fazem os motores trifásicos. Este campo é pulsante, tendo sempre a mesma direção e não permitindo a indução de correntes significativas nos enrolamentos do rotor. Porém, se de alguma forma se puder conseguir um segundo campo com defasagem de 90° em relação à alimentação, se terá um sistema bifásico, com a consequente formação de um campo girante capaz de promover a partida. Existem várias maneiras de proporcionar esta defasagem. Cada uma delas corresponde a um determinado tipo de motor monofásico.
Torque resultante nulo no motor de indução monofásico
Campo Magnético girante formado por alimentação bifásica.
Para o caso dos motores de indução monofásico, há a partida mecânica onde o rotor é levado a certa velocidade antes de se energizar o motor, e há o mecanismo de adição de enrolamento auxiliar no estator do motor, que juntamente como enrolamento principal, cria um campo girante fazendo com que o torque inicial seja diferente de zero.
Os princípios básicos dos motores monofásicos são similares aos dos