Motor elastico
Engenharia elétrica/mecânica – Física II
RESUMO
O motor feito com elásticos tem uma construção muito simples, utilizando mateiras encontrados em qualquer lugar e de custo muito pequeno. Sua construção necessita apenas de alguns itens, como elásticos que servem para amarar dinheiro, um aro de bicicleta que não esta sento usado e duas lâmpadas para gerar calor. O modo com que ele gira deve-se a uma simples propriedade do elástico.
Palavras-chave: Motor, Elástico.
1. INTRODUÇÃO
Será abordado neste artigo o principio de funcionamento do motor feito com simples elásticos de borracha, seu principio de funcionamento, como apenas o calor pode fazer com que a roda gire uma rápida explicação de motores, elásticos e algumas curiosidades sobre todo esse experimento realizado com simples materiais encontrados em nossa própria casa, e uma rápida explicação sobre motores e elásticos que constituem seu principio de funcionamento.
2. MOTOR
Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a impelir movimento a uma máquina ou veículo. Os motores mais conhecidos são os Motores de combustão interna e os motores elétricos. Nos motores de combustão interna, ou endotérmicos, o combustível é queimado no interior do cilindro motor. Os motores a gasolina, a gasóleo, a metano e a gás líquido pertencem a esta categoria, são bastante utilizados em automóveis.
E os motores elétricos, que é uma máquina que converte a energia elétrica e energia mecânica (movimento rotativo), possui construção simples e custo reduzido, além de ser muito versátil e não poluente. Todos os motores elétricos valem-se dos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais condutores situados num campo magnético e atravessados por correntes elétricas sofrem a ação de uma força mecânica, ou eletroímãs exercem forças de atração ou repulsão sobre outros materiais magnéticos. O motor elétrico tornou-se um dos mais notórios inventos do