motor de stirling
PROJETO INTEGRADO MOTOR STIRLING
ISABELLA DA FONSECA SANCHES
KAYNARA BELONSSI
LARISSA GUIMRÃES NEME
MAIARA GIOVANINI
MARIANA PEREIRA
MIRELLA MONTEIRO DE MORAES
BARRETOS
2013
ISABELLA DA FONSECA SANCHES
KAYNARA BELONSSI
LARISSA GUIMARÃES NEME
MAIARA GIOVANINI
MARIANA PEREIRA
MIRELLA MONTEIRO DE MORAES
RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO
Projeto integrado de um prototipo realizada em grupo sob a orientação do professor Luciano H. de Almeida, como requisito parcial para a nota da disciplina de Projeto Integrado
BARRETOS
2013
RESUMO
O consumo de energia no mundo tem crescido continuamente. A transformação das fontes primaria de energia, em recursos energéticos para diversas finalidades, processos industriais, no comercio, em residências e em transportes, é um dos indicadores do nível de desenvolvimento da nação. A energia elétrica é uma parcela nobre desses recursos e seu consumo é também crescente.
Em 1816, Robert Stirling, criou pela primeira vez um motor térmico baseado em um ciclo fechado de ar o motor de stirling, utilizando o que na época chamou de economizador, componente atualmente conhecido como regenerador. A nova invenção era mais segura, pois prescindia do uso de uma caldeira a vapor de alta pressão.
Palavras chaves: Energia, Motor térmico, Robert Stirling, Motor Stirling.
ABSTRACT
Energy consumption worldwide has grown continuously. The transformation of primary energy sources in energy resources for various purposes, industrial processes, in commerce, in homes and transport, is an indicator of the level of development of the nation. Electrical energy is a noble parcel of these resources and their consumption is also increasing.
In 1816, Robert Stirling, first created a heat engine based on a closed cycle air engine stirling, using what was then called