Motor de Passo
03 de Fevereiro de 2014
Sobral – CE
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Um motor de passo pode funcionar em regime de passo completo, meio passo ou em micropasso. Neste projeto foi utilizado um acionamento de passo completo para o motor.
No trabalho a seguir, será descrito o funcionamento do motor de passo a ser acionado e o circuito de acionamento com controle de velocidade do mesmo, como também a sua utilidade em variadas aplicações que exigem alta precisão no posicionamento e na velocidade a ser controlada. Inicialmente tem se o estudo sobre as características de construção do motor e funcionamento, sendo abordadas também as características físicas e elétricas do dispositivo.
2. OBJETIVOS
O objetivo desse trabalho é apresentar o funcionamento do motor de passo e suas utilidades, o diferenciando de outros tipos de motores, assim como montar um circuito lógico de acionamento para observar as características do motor, como, de torque, controle de velocidade e perda de passo por aumento de velocidade.
3. Motor de passo
3.1 Construção
Motores de passo são compostos basicamente de duas partes: o rotor, que é o conjunto eixo/imã que integra a parte móvel do motor e o estator o qual é a parte fixa onde as bobinas são enroladas.
A Figura 1 mostra a representação do motor de passo.
Figura - Representação do Motor de Passo
3.2 Tipos de Motores de Passo
Os motores de passo são classificados conforme sua estrutura, podendo ser classificados em: Imã Permanente Relutância Variável, ou Híbrido. Esta divisão leva em conta o estrutura do rotor.
3.3 Formas de Operação
Quanto a forma de operação dos motores de passo, esses podem ser divididos em motores de passo em Unipolares e Bipolares. Motores Unipolares possuem um fio comum, e geralmente tem 2 bobinas ,5 ou 6 fios de acionamento.