Motor de corrente continua
DE
COMANDOS
ELÉTRICOS
São Bernardo do Campo
2012
Motor de corrente contínua
Um motor de corrente contínua converte energia elétrica em energia mecânica, como qualquer motor, mas tem uma característica que o individualiza: deve ser alimentado com tensão contínua. Essa tensão contínua pode provir de pilhas e baterias, no caso de pequenos motores, ou de uma rede alternada após retificação, no caso de motores. Os principais componentes de um motor de corrente contínua: • Estator : contém um enrolamento (chamado campo), que é alimentado diretamente por uma fonte de tensão contínua; no caso de pequenos motores, o estator pode ser um simples imã permanente; • Rotor : contém um enrolamento (chamado armadura), que é alimentado por uma fonte de tensão contínua através do comutador e escovas de grafite; • Comutador : dispositivo mecânico (tubo de cobre axialmente segmentado) no qual estão conectados os terminais das espiras da armadura, e cujo papel é inverter sistematicamente o sentido da corrente contínua que circula na armadura.
Aplicação
Os motores CC de pequeno porte são muito utilizados em brinquedos e equipamentos portáteis pelo fato de poderem ser acionados por meio de pilhas e baterias. São também muito comuns em veículos (motor de arranque, limpador de pára-brisas, etc.) pela mesma razão. Alguns tipos de motores de corrente contínua:
[pic]
Funcionamento dos motores elétricos O funcionamento dos motores CC baseia-se no princípio do eletromagnetismo no qual um condutor carregando uma corrente gera um campo magnético criando forças de atração e repulsão, ou seja, “Um condutor transportando uma corrente elétrica e atravessado por um fluxo magnético fica submetido a uma força de natureza eletromagnética”.
Exemplo de atração e repulsão:
[pic] A idéia básica de um motor é montar uma bobina entre os pólos de um imã