Motor Ariel 1
O ar do ambiente é admitido pelo compressor axial, que o comprime guiando-o através do seu primeiro estágio de aletas Estatoras/difusoras para maior aproveitamento pelo compressor centrífugo. Localizado na parte frontal do motor, este sistema auxilia na correção do sentido do ar e proporciona um aumento da pressão.
Estatora – corrigir o turbilhionamento do ar.
Difusora (divergente) – diminuir sua velocidade e aumentar sua pressão.
4.3 Módulo 3
• Compressor Centrífugo
Comprime o ar entregue do compressor axial novamente a uma taxa de compressão maior, e elevando sua temperatura para ser entregue a câmara de combustão em um estado de alta eficiência. Mas antes passando pelo segundo estágio de aletas estatoras/difusoras. Para novamente obter ganho de pressão. Localizado logo após o primeiro estágio de aletas estatoras/difusoras
• Câmara de Combustão
O fluxo de ar recebido pelos compressores é dividido em dois fluxos: primário e secundário. O fluxo secundário flui por fora da câmara de combustão, resfriando-a.
O fluxo primário entra na câmara de combustão para se juntar ao combustível e assim formar o trio de fogo (combustível, ar e ignição).
Após a combustão, é produzida a energia calorífica que se transforma em energia cinética pela expansão dos gases, para em seguida ser transformada em energia mecânica pelo próximo módulo.
• Turbina
Antes de passar pela turbina de força, os gases emitidos pela câmara de combustão passam pelas turbinas dos carretéis que fazem com que os dois estágios de compressores girem, formando assim um circulo de forças. Localizado logo após o segundo estágio de aletas estatoras/difusoras.
4.3 Módulo 4
Turbina de Energia
Extrai a energia cinética dos gases da câmara de combustão transformando em energia mecânica. Antes de chegar à turbina, os gases passam por aletas convergentes para extrair o máximo de aproveitamento dos gases fazendo girar o eixo de alimentação com maior força e velocidade.