Motivação
RESUMO:
O objetivo deste trabalho é avaliar de que forma a política de remuneração de uma organização pode ser utilizada como um diferencial diante das perspectivas de mudanças de paradigmas da administração.
Define, por meio de pesquisa bibliográfica, os modelos tradicionais de remuneração e se fixa na viabilidade de implementação de um processo de Participação nos Lucros ou Resultados, antecipando-se a obrigatoriedade da Lei e colocando-se a frente das necessidades prementes de mudanças que permeiam um mundo em globalização.
PALAVRAS-CHAVE: Remuneração Variável, Lucros, Resultados, Pessoas.
DEDICATÓRIA
A minha mãe Maria (In memoriam) minha maior incentivadora na vida acadêmica.
Aos meus irmãos Sérgio, Tânia, Rosa e em especial ao Roberto que esteve presente desde o meu primeiro momento na Faculdade.
E ao meu marido Roberlane por seu amor, carinho, paciência, amizade e fundamentalmente por despertar a cada dia o melhor em mim.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por me manter perseverante, a Mirian Neves, Anderson Neves Cortez e a Profª. Liana M. Casarolli pela colaboração bibliográfica e pelo desprendimento que tiveram ao me auxiliar durante a elaboração desta monografia.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
Apresentação 8
Justificativa do Tema 9
Objetivo 9
Metodologia 10
PARTE I - REVISÃO DA LITERATURA 11
CAPÍTULO 1 - BREVE HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DO PERFIL PROFISSIONAL E DOS MODELOS DE REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA 11
1.1 O Perfil Profissional ao Longo do Tempo 11 1.2 Sistemas de Remuneração Estratégica 13 1.3 Princípios para a Construção de um Sistema de Remuneração Estratégica 14
CAPÍTULO 2 - A GESTÃO DE PESSOAS COMO