Motivação
Acadêmicos:
Tiago
Marlon
Gustavo
Alon
Introdução:
O estudo da motivação humana diz respeito do por que as pessoas se movimentam e qual a fonte de energia que usam para se mover.
Conceito;
>Motivação: é o impulso interno que influencia a direção do comportamento. É o que nos faz correr atrás de nossos objetivos ou metas (por isso que é importante termos algum objetivo em mente).
Existem várias teorias, mas a mais importante é a de Maslow. De acordo com essa teoria, o ser humano tem necessidades que podem ser separadas em camadas de uma pirâmide. Para motivar uma pessoa, você deve identificar qual é a camada mais baixa das necessidades dela, e suprir esta necessidade antes de pensar em outras camadas mais altas.
Pirâmide de Maslow:
[pic]
Necessidades de auto-realização: É um instinto do ser humano. Todos querem fazer o melhor com suas habilidades e superar seus desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, tem um bom senso moral e gostam de ajudar os outros.
Necessidade de estima e status: Qualquer pessoa gosta de ser respeitada, ser bem vista, ser reconhecida como alguém competente, etc.
Necessidades sociais: são as necessidades relacionadas à atividade social: amizade, aceitação social, suporte familiar e amor.
Necessidades de segurança: é a estabilidade que o ser humano deseja ter. Pode ser física (contra a violência), de recursos financeiros, segurança da família e de saúde.
Necessidades fisiológicas: São as necessidades naturais do ser humano, como comer, respirar, dormir... Se essas necessidades não forem supridas, o indivíduo fica desconfortável, com dor e geram-se doenças.
A auto-estima é o principal objetivo!
Quanto mais seguro de si estiver o indivíduo, mais registros de identidade ele terá. Assim ele será mais protegido de choques afetivos e será mais equilibrado.
Deve-se também ter sempre um objetivo focado. Um objetivo nos ajuda a firmar nossa auto-confiança.