Motivação
Definição
Podemos definir motivação em termos de comportamento externo. As pessoas motivadas esforçam – se mais em seu desempenho do que as desmotivadas. Essa definição no entanto é relativa e diz muito pouco. Em uma definição mais descritiva, mas menos substantiva, a Motivação constituiria na disposição para fazer alguma coisa e seria condicionada pela capacidade de essa ação satisfazer uma necessidade do indivíduo.
Necessidade, para nós significa deficiência física ou psicológica que faz determinado resultado parecer atraente. Uma necessidade não satisfeita gera tensão, o que estimula a vontade do indivíduo. Essa vontade desencadeia uma busca de metas específicas que, uma vez alcançadas, terão como consequências a satisfação da necessidade e a redução da tensão.
Os trabalhadores motivados estão em estado de tensão. Para alivia – lá, engajam – se em atividades. Quanto maior a tensão, mais atividades serão necessárias para proporcionar alívio. Assim, quando os funcionários trabalham com foco em alguma atividade, podemos concluir que estão sendo motivados pelo desejo de atingir uma meta que valorizam.
A Motivação é a mola propulsora da ação
Baseando – se nas teorias da motivação citadas abaixo, podemos perceber a realidade de cada uma delas, o que foi escrito a algum tempo atrás ainda é comum nos dias de hoje.
Acredito que a teoria mais comum, em nós profissionais seja a teoria das necessidades, necessidades essas que são priorizadas na vida do ser humano. Os fatores fisiológicos, de segurança, sociais, de estima e de auto – realização, são elas nossas principais necessidades.
Em relação a teoria X e Y, nessa teoria o autor McGregor diz que nós não gostamos de trabalhar por isso temos que ser motivados, para isso e que por sua vez temos que ser ameaçados ou punidos para que atinjamos as metas a nós estabelecidas. As pessoas demonstram auto controle, e auto orientação se estiverem comprometida com o objetivo. Ele ainda afirma que