MOTIVAÇÃO
A essa teoria chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo ela parte do princípio de que as pessoas são motivadas por três necessidades básicas, ou seja, necessidade de realização, afiliação / associação e poder
Necessidade de realização: é o desejo de ser excelente, de ser melhor, de ser mais eficiente e as pessoas com essas necessidades gostam de correr riscos calculados, de ter responsabilidades, de traçar metas.
Quando a necessidade de realização predomina, o indivíduo mostra alta motivação para a auto-realização das atividades.
Necessidade de afiliação ou associação: reflete o desejo de interação social, de contatos interpessoais, de amizades e de poucos conflitos. Pessoas com essas necessidades colocam seus relacionamentos acima das tarefas;
No caso da predominância da afiliação, a motivação se dá na manutenção dos relacionamentos interpessoais.
. Necessidade de poder: que é o desejo de controlar os outros e de influenciá-los. Pessoas assim têm grande poder de argumentação e esse poder pode ser tanto positivo quanto negativo e procuram assumir cargos de liderança.
a necessidade de poder está mais evidente, a motivação é gerada pelo desejo de influenciar, reorientar e mudar as atitudes dos demais indivíduos e da equipe.
Essas necessidades são desenvolvidas pelo indivíduo a partir da sua experiência de vida e de suas interações com outros indivíduos e com o ambiente.
Atualmente a teoria é utilizada para medir o Clima Organizacional de uma empresa.
Segundo a teoria todas as pessoas possuem estes três tipos de necessidades, mas em graus diferentes.
Contudo, apenas uma classe de necessidades vai prevalecer e definirá a sua forma de atuação e sua motivação primordial.
Como por exemplo o perfil de administradores bem sucedidos, que são pessoas com uma