Motivação
Conceito: a palavra motivação deriva do latim motivus, que significa deslocarse, mover-se. Motivação em seu conceito mais abrangente é a força ou impulso interno que direciona o indivíduo ao comportamento de busca à satisfação de determinadas necessidades.
A questão é ..... Por que algumas pessoas se sentem altamente motivadas para realizar determinadas tarefas que a outras parecem enfadonhas, desinteressantes, ilógicas, malucas, muito certinhas, completamente sem parâmetros ou desprovidas de 'glamour'? Isso ocorre porque as pessoas têm valores diferentes, necessidades diferentes,interesses diferentes, organização familiar diferente, cultura diferente, formação profissional diferente, enfim, uma história de vida diferente que condiciona suas motivações.
Portanto, não podemos considerar a motivação uma simples injeção de ânimo que deve ser aplicada esporadicamente, pois não são apenas as influências externas, mas também as internas que motivam o homem, sejam elas conscientes ou inconscientes.
• A motivação é introduzida na sociedade através de necessidades tanto fisiológicas quanto psicológicas, gerando no fim uma satisfação – agradável ou desagradável. • Quando não obtemos sucesso na satisfação, podemos adquirir fatores como frustração ou de compensação, transferindo a tensão realizada por uma outra que não precisamos satisfazer. Exemplo 1: A fome é uma necessidade fisiológica. O organismo necessita de alimento para funcionar. Exemplo 2: Reconhecimento no trabalho. Há pessoas que necessitam desse evento para se sentirem bem, realizadas e satisfeitas pessoalmente. Exemplo 3: Fazer amizades; Dormir; cansaço;etc MOTIVO + AÇÃO ( NECESSIDADE DE SATISFAÇÃO) = MOTIVAÇÃO • Motivação não é um produto acabado, mas um processo que se configura a cada momento, no fluxo permanente da vida. Motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, é um motivo para a ação. • Isso significa dizer que sempre teremos, a nossa frente,