Motivação
Como já vimos, o autoconhecimento é um fator preponderante para a construção de uma carreira bem sucedida e feliz. Quem disse que o trabalho tem de ser algo exaustivo e desgastante? O trabalho é saudável, nos possibilita crescimento e realização de sonhos pessoais. Por meio dele, nossas energias são renovadas. Esse movimento físico, mental e social que o trabalho nos proporciona é o grande elemento da estruturação humana.
Atualmente, não há mais como dissociar atividade profissional de realização e motivação. Mas como tudo na vida tem dois lados, com o trabalho não seria diferente, pois ele constantemente nos exige superações. Nesse sentido a motivação é uma grande aliada para enfrentar situações em que somos requisitados a expor nossos limites.
No ambiente profissional, costumam-se ressaltar fatores externos como fonte de motivação (promoção, aumento de salário ou elogios dos superiores). No entanto, esse tipo de reconhecimento não fornecera a base para a estruturação da sua carreira. Por isso, é vital manter acessa a chama interna da automotivação.
Desse modo, não devemos nos deter nos possíveis erros e tropeços no caminho profissional, lembrando sempre de valorizar nossos acertos e nossas conquistas. Mas como manter a motivação diante de situações contrárias ou conflituosas enfrentadas diariamente no ambiente de trabalho?
A resposta para essa pergunta é simples: trace um objetivo e um plano bem elaborado de carreira (onde você esta e onde quer chegar profissionalmente). Isso ajudara a manter o foco nas metas profissionais, deixando de enfatizar as situações desagradáveis e os aspectos negativos. Não esquecendo o mais importante de tudo: ter autoestima, gostar de si e do trabalho que realiza, agradecendo todos os dias tantas coisas boas que ele lhe proporciona.
Todos os dias, lembre-se ainda de agradecer e sorrir para si mesma, olhando sempre o lado positivo das coisas, resaltando o privilegio que é poder renovar diariamente suas energias por