Motivação
Motivação é definida normalmente como um estado interior que estimula, dirige e mantém comportamento.
Motivar é um verbo que vem de mover, sair da zona de conforto e procurar algo que o estimule. Quando o ser humano se move a fazer alguma coisa, ele está motivando a realizar, a produzir, a envolver-se com uma atividade. Há estímulos do meio exterior que movem (motivam) a pessoa a agir (a luz forte leva a fechar os olhos), e há estímulos do interior da pessoa que levam (movem) a agir.
Esses estímulos interiores são chamados de NECESSIDADES.
- As necessidades movem a pessoa a agir.
- A necessidade de fome move (motiva) o indivíduo a procurar alimento.
- A necessidade de sexo leva (motiva) o homem a procurar a mulher.
A pessoa não é simplesmente motivada para o trabalho, de uma maneira geral. Há estímulos interiores que movem (motivam) a pessoa ao trabalho: dinheiro, posição, status, necessidade de poder, segurança, necessidade de consumir, necessidade de ter amigos.
Em um nível mais elevado de motivação, existem três tipos de necessidades:
Realização: A pessoa com necessidade de Realização é empreendedora, dinâmica e toma a iniciativa nas decisões. Sentem-se bem em realizar, inovar, e dinamizar situações.
Poder: Quando a pessoa sente necessidade de Poder, ele é levado (motivado) a agir em função desse chamado interior (carência-necessidade). Então se diz que ele tem motivação para comportamentos de poder.
Associação: São pessoas que sentem necessidade de companhia, amigos, relacionamentos, se motivam para as ações ou interação com pessoas.
REFERÊNCIA
UENO, Alencar. Motivação. Publicado em: 06 de junho de 2011. Disponível em:
LIDERANÇA
"Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos".
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus