Motivação
ENI A. SIVERA BERTOLINI MIGUEL A. DE MELLO SILVA
Resumo: Este artigo tem como objetivo rever criticamente a literatura relativa à motivação para a aprendizagem e mostrar como a metacognição, hoje largamente reconhecida no domínio da educação em geral, é fundamental para o sucesso escolar. Ao longo desta tarefa, o foco eram questões importantes relativas à construção do conhecimento em si e de sua relação com aspectos da subjetividade do aprendiz bem como de alguns elementos estratégicos da aprendizagem. Por conclusão, apontou-se que a capacidade de entender as variáveis que interferem na solução de uma tarefa possibilita maior ou menor êxito e controle sobre os resultados da aprendizagem. Palavras-chave: Metacognição, Motivação, Educação, Aprendizagem, Conhecimento.
51
Introdução Atualmente o desafio central do homem é refletir sobre suas crenças, valores e eventuais preconceitos. A fim de percorrer as estradas da existência, visando a cumprir sua missão pessoal, familiar, social e profissional, o ser humano precisa desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes solidárias. Os veículos desse empreendimento chamam-se educação e aprendizagem. A capacidade de aprender é uma das características humanas universais. O processo pelo qual a aprendizagem se dá desenvolveu-se continuamente ao longo da História, desde as mais longínquas civilizações, desde a egípcia, grega, persa e muçulmana até à modernidade e à contemporaneidade. No desenvolvimento do potencial humano, a Educação sempre esteve historicamente presente como princípio de formação das pessoas, acompanhando os desenvolvimentos da própria evolução humana.
Revista Técnica IPEP, São Paulo, SP, v. 5, n. 1/2,p. 51-62, jan./dez. 2005
Eni A. Sivera Bertolini é Mestre em Administração, Doutoranda e Professora das FIPEP - campus Campinas. Miguel A. De Mello Silva é Doutor em Ciências Médicas, Mestre em Saúde Mental e Professor