Motivação
R: A Motivação é fundamental para qualquer coisa que agente faça na vida. Sobretudo para aquelas coisas que exigem um esforço maior,como é o caso do trabalho.Sem motivação,como agüentar horas e horas,semanas e semanas seguidas em cima de um projeto,ou ter força para enfrentar a concorrência acirrada que existe tanto fora quanto dentro do ambiente de trabalho, ou suportar um jantar de negócios depois de um dia inteiro de trabalho ,fazer viagens freqüentes ,chegar cedo e sair tarde.
Se não tivermos uma forte razão que nos motive simplesmente desistimos ou fazemos mal feito.
2-) Quais as implicações das teorias de X e Y para as práticas de motivação?
R: As implicações dessas teorias, principalmente de que não confiamos nas pessoas, afetam o desempenho individual e coletivo. Os nossos pressupostos, aplicados à realidade concreta do trabalho, exigem submissão e proporcionam poucas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
3-) Compare a hierarquia das necessidades, de Maslow, com (a) a teoria ERG, de Alderfer, e (b) a teoria de dois fatores, de Herzberg.
R:
4-) Descreva as três necessidades destacadas por McClelland. Como elas se correlacionam com o comportamento dos trabalhadores?
R: Necessidade de Realização: é o desejo da pessoa de atingir objetivos que lhe desafiem, em buscar fazer sempre melhor e mais eficientemente, em perseguir a excelência e o sucesso e em obter reconhecimento por suas conquistas. Necessidade de Associação: como o desejo que o indivíduo tem de estabelecer, manter ou restabelecer relações afetivas positivas com outros indivíduos.
Necessidade de Poder: é o desejo que o indivíduo tem de possuir o controle dos meios de influenciar outros indivíduos.
Essas teorias buscam explicar a motivação dos indivíduos em seu trabalho a partir da satisfação de suas necessidades. Segundo o autor, esses três tipos