Motivação
Gabriel de Araujo Santos
Lucas Franco de Freitas
Marcel Fernandes Vianna
Pontifícia Universidade Católica - PUC
TEORIAS MOTIVACIONAIS
Gabriel de Araujo Santos
Lucas Franco de Freitas
Marcel Fernandes Vianna
Paulo Ricardo Fernandes Silveira
Trabalho apresentado na disciplina de Teoria das Organizações
Professor: José Iesca Rodrigues
Turma: NA-2
São Paulo/SP
2011
Sumário
Neste trabalho iremos apresentar um estudo referente ao capítulo doze do livro “Teoria Geral das Organizações” do autor Antonio Cesar Amaru Maximiano. Explicaremos o significado da palavra “motivação” e será feito um estudo sobre as principais teorias motivacionais que ajudam a entender de onde as pessoas buscam inspirações e como as organizações inspiram e influenciam seus subordinados. Ao todo serão apresentadas sete teorias, às quais estão listadas abaixo.
* Teoria da Hierarquia das Necessidades * Teoria ERC * Teoria dos Dois Fatores * Teoria da Realização ou Teoria das Necessidades Adquiridas * Teoria da Expectação * Teoria da Equidade * Teoria do Reforço
Introdução Mesmo sabendo que o estudo da motivação humana tem raízes na Antiguidade, dentro da administração, ele surge a partir da Escola de Relações Humanas, que foi a primeira a enfatizar a satisfação do funcionário, a se ocupar com suas questões afetivas e pessoais, estudando e analisando de maneira sistemática os aspectos humanos dentro da organização.
Nas teorias clássica e científica, o enfoque motivacional era baseado na remuneração do funcionário, porém, se observa no decorrer do processo, uma maior preocupação por parte de empregado em manter seu emprego do que na própria remuneração. Isso demonstra que o aspecto econômico é somente um dos fatores motivacionais, existindo, no entanto, “n” outros fatores que também tem sua relevância.
Procuramos abordar de maneira objetiva, alguns estudiosos e suas teorias, a fim de descrever suas