Motivação o discurso do rei (estudo do filme)
Tema: Motivação.
Usaremos como exemplo o Filme: “O Discurso do Rei”, uma narração de fatos reais, contando a historia de um príncipe que tem que enfrentar problemas de dicção que é a disfemia (Gagueira) para se torna um rei em um período de turbulências.
Usando teoria e exemplo de cenas do filme esclarecendo em uma forma dinâmica alguns conceitos de psicologia sobre este assunto.
ATO I
“Archer propõe que “a motivação [...] nasce somente das necessidades humanas e não daquelas coisas que satisfazem essas necessidades”.
“O ser humano possuiria, portanto, necessidades interiores que representam a fonte de energia de seu comportamento. Ele agiria em busca de fatores de satisfação capazes de evitar a sujeição a graus desagradáveis e ameaçadores de tensão”.
RELACIONANDO AO FILME:
Logo percebemos que Jorge tem uma necessidade: superar a gagueira, há conhecimento das necessidades interiores do individuo, facilitando a administração de potencial de motivação.
ATO II
Há dois fatores para observar na cena a seguir:
“Mayo propõe que o grupo social desempenha um papel que tem força indiscutível no processo de alavancagem da energia motivacional.”
“Quando se fala, então, de estar motivado para o trabalho, já se sabe que existem dois componentes aí envolvidos que são o individuo e a organização. Isso implica considerar a estrutura e os processos organizacionais que são referenciais importantes no delineamento do sentido que se dá ao comportamento motivacional. Qualquer tentativa de se falar em gestão motivacional está ligada as práticas organizacionais quanto as expectativas daquelas pessoas nelas envolvidas. Existe aqui uma situação de dependência entre esse dois componentes: um se torna incompreensível sem o outro.”
RELACIONANDO AO FILME: Para Jorge, esse grupo social é representado fortemente pela sua família, em especial o apoio de sua esposa. O sr. Logue, o terapeuta representa uma