Motivação e satisfação no trabalho - Escola pública
Considerar a escola como um sistema é visualizá-la como um elemento complexo, cujas partes se inter-relacionam. Nesse sentido, a Gestão Escolar será o elemento que fará coordenação dos vários aspectos que devem atuar de forma integrada e equilibrada, como o aspecto pedagógico, o administrativo e o humano, que constitui o foco deste trabalho.
Diante da complexidade das relações humanas, o questionamento que se faz é em relação aos fatores determinantes para a motivação e qualidade de vida no trabalho no contexto escolar, que mobilizam os indivíduos (alunos, professores e pessoal administrativo) na realização de suas atividades.
A escola pública pode ser compreendida como uma organização estruturalmente burocrática, caracterizada por elementos como autoridade formalmente constituída, normas e regulamentos previamente estabelecidos, hierarquia da autoridade e divisão do trabalho.
Em termos de condições de trabalho, a escola pública possui características peculiares. Ela desempenha um importante papel social, é espaço para socialização, convivência, aprendizagem e mobilidade social – crença de que a partir dos estudos será possível garantir um futuro melhor.
O trabalho, de acordo com Camargo (2009, p. 16-17) é a principal preocupação da Psicologia Organizacional, seguido da organização e da gestão de pessoas, pois o trabalho é um meio para realização pessoal e um meio de produção:
“[...] Pelo trabalho o homem produz objetos e serviços ao mesmo tempo em que realiza trocas sociais. O trabalho também está presente em todos os momentos da vida dos indivíduos. Quando analisamos os ciclos de vida de indivíduos, em nossa sociedade ocidental, verificamos que sua vida educacional é, de alguma forma, uma preparação para se inserir no mundo do trabalho. Depois as pessoas passam a maior parte da vida trabalhando para se desligarem só na aposentadoria. Assim, o trabalho cumpre muitas funções na vida das