Motivação: um caminho para a aprendizagem-trabalho de conclusão
SUMÁRIO
RESUMO 4 ABSTRACT 5 1. INTRODUÇÃO 6 2. Referencial Teórico 8 2.1 Educação - pais e professores. 8 2.2 O professor como agente motivador. 8 2.3 O papel do Orientador Educacional na motivação para a aprendizagem do aluno. 10 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
RESUMO
Atualmente a motivação dos alunos para a aprendizagem é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que este reconhece que a aprendizagem é um processo pessoal, reflexivo e sistemático que depende do despertar das potencialidades do educando, de maneira sozinha ou com a ajuda de um professor.
Palavras-chave: Educação, processo ensino-aprendizagem, motivação, educando.
ABSTRACT
In the present time the motivation of the students is the Center of the attention in the educational process,o nce that this recognize that the learning is a personal process, reflexive and symptomatic that depends on the wake of the potentialities of the student, alone or with a help of a teacher. Key Words: education, teaching-learning process, motivation, student.
1. INTRODUÇÃO
O final do século XX e início do século XXI caracterizaram-se por grandes mudanças em praticamente todos os setores da vida humana. Essas transformações são fatos marcantes, dentre os quais destacam-se: a globalização dos mercados, o desgaste dos valores e tradições nacionais em prol da crescente ambição monopolista dos países ditos desenvolvidos. Podemos acrescentar ainda o individualismo e o ufanismo que prevalecem sobre a solidariedade. Em meio a essa diversidade de inovações, não podemos desconsiderar a educação, pois a mesma não deve estar à margem, mas inserida no processo e se adequando às novas necessidades de sua clientela. Essas questões são reais e, como tais, devem ser questionadas e analisadas.
Diante dessas exigências, a escola precisa oferecer serviços de qualidade, de modo que os alunos que passem por