Motivação por necessidades humanas
1 Introdução
As pessoas se motivam para conquistar, e ir atrás de seus objetivos para satisfazer suas necessidades. Ou seja, as necessidades dão motivação para tomar uma direção, elas criam uma predisposição de o ser humano tomar decisões e ações. É importante ter o controle para não fugir desesperadamente da direção e foco em um objetivo quando a tensão é muito forte, pois pode vir a ficar desorientado. Para um trabalhador se sentir motivado, é preciso ter conhecimento de algumas necessidades que ele busca satisfazer, e deixar com que as realize dentro do trabalho. Um exemplo é quando alguém tem a oportunidade de ter mais autonomia e tomar decisões pela empresa, com certeza os deixará mais motivados. Os estudos mostram alguns tipos de necessidades no qual formam teorias que serão comentadas nesse trabalho.
2 Níveis de motivação
O ser humano é vive para buscar satisfazer suas necessidades que podem ser isoladas ou em conjunto. Elas levam a motivação para ter uma direção para seguir uma direção. Existem três níveis de motivação ao longo da vida: as necessidades fisiológicas, psicológicas e de auto-realização (CHIAVENATO, 2004).
2.1 Necessidades fisiológicas
São exigências básicas do corpo, como nutrição, sono, atividades físicas, abrigo, satisfação sexual. No trabalho refere-se ao aquecimento, ar, salário básico.
2.2 Necessidades psicológicas
São as secundárias, aprendidas no decorrer na vida, são procuras por maiores satisfações, as principais necessidades são: de segurança íntima, participação e de autoconfiança.
2.3 Necessidades de auto-realização
São as necessidades mais elevadas, é a busca de alcançar o desejo de atingir e desenvolver o próprio potencial, e aumento de competências, ser uma pessoa melhor.
3 Hierarquia das necessidades de Maslow
O psicólogo clínico Abrahm M. Maslow desenvolveu com base no seu trabalho a hierarquia das necessidades com um modelo em forma de pirâmide, as necessidades de