Motivação no ambiente de trabalho
Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos, seus desejos; por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.
A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo. A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No cam-po clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o pro-cesso de aprendizagem. Na vida religiosa, quando se tenta compreender o que mo-tiva alguém a ter fé numa determinada crença. E, nas organizações, buscando obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação. Motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de al-guma coisa que nasce de nossas necessidades interiores. Quando ela a-contece, as pessoas tornam-se mais produtivas, atuam com maior satisfa-ção e produzem efeitos multiplicadores. Despertá-la, mantê-la e canalizá-la para os objetivos da organização tem sido preocupação constante dos ad-ministradores. (Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, 2005, p. 21).
A motivação origina-se em alguns casos de mecanismos de homeostase do corpo humano, destinados a regular o equilíbrio do meio interno; aqui se incluem o calor, a fome, o frio, a sede. São alguns ajustes fisiológicos indispensáveis a vida. Outra motivação encontra-se ligada à sobrevivência da espécie, como é o caso do sexo. Algumas teorias bastante conhecidas abrangem várias concepções sobre es-se complexo e inesgotável tema.
Motivação pela deficiência admite que o homem move-se para completar o que lhe falta. A ela pertencem as teorias de Maslow e