MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: INSTRUMENTO DE PRODUTIVIDADE
A palavra motivação vem do Latim “motivus”, relativo a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é, quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em busca de novos horizontes, de novas conquistas.
Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos, seus desejos; por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas. A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo.
A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No campo clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o processo de aprendizagem. Na vida religiosa, quando se tenta compreender o que motiva alguém a ter fé numa determinada crença. E, nas organizações, buscando obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação.
Este artigo procura demonstrar que diante desta rotina em espaços formais de educação o gestor adquire habilidades únicas que podem lhe levar a atuar de forma que o seu trabalho, garanta a empresa maior produtividade, a partir do que expressa à motivação. Atualmente abrem-se as portas para que o profissional possa criar um ambiente mais propício ao desenvolvimento integral da missão e da visão da empresa diante da real necessidade de se investir no potencial humano dentro desse estabelecimento.
Há, portanto, a necessidade de um profissional preparado para colaborar com a empresa, valorizando e investindo no potencial humano dentro desse ambiente, buscando em meio a todo esse processo de globalização, estimular a equipe de trabalho a desempenhar satisfatoriamente o seu papel, buscando eficiência em todas as tarefas que lhes forem atribuídas.
A motivação proporciona mudanças significativas no desempenho de funções, na medida em que levam o grupo de trabalho a se interessar e se