Motivação nas organizações
A prática da Motivação nas empresas ainda seguem as antigas ideias de teoria da motivação como o ganho material, o reconhecimento social e a realização pessoal. O estudo da motivação humana tem raízes na antiguidade, dentro da administração.
Ele surge a partir de Relações humanas, que foi a primeira a enfatizar a satisfação do empregado, a se ocupar com suas questões afetivas, higiênicas e pessoais, estudando e analisando de maneira sistemática os aspectos humanos dentro da organização.
Para uma organização ter grande sucesso nos fatores de motivação, tem como princípios nas teorias de Maslow, Herzberg e McGregor.
Na empresa que escolhemos para fazer o trabalho, encontramos algumas praticas de teoria de motivação. Essa nossa organização e uma loja de peças hidráulicas.
Na teoria de Maslow a organização que pesquisamos, ela segue as necessidades humanas, mais pela parte de necessidade de estima, social, segurança e auto-estima . Nem sempre seguindo a mesma ordem.
Proporcionando aos funcionários benefícios tais como, plano de saúde, cesta básica.
Já na teoria de Herzberg a organização segue a os fatores de motivacionais, dando um estimo a mais para quem tiver um bom rendimento de trabalho.
E os fatores higiênicos quem vem depois com salário pago em dia e boa condição de trabalho.
Sendo que a higiene é fundamental, pois uma boa organização consiste em conforto tanto para os funcionários quanto para os clientes, dentro dos parâmetros que a empresa oferece.
E por último a teoria de McGregor em que se associa a motivação á atividade de liderança.
Grande parte dos funcionários se enquadra na teoria y pois fazem seu serviços com determinação , aptidão e com êxito.Sendo a minoria na teoria x pois fazem sua tarefas por obrigação sem vontade.
No ponto de vista da organização pesquisada é que ela ajuda os colaboradores, onde se tem o reconhecimento do seu potencial, traçando metas e colocando as em prática algumas das teorias