Motivação na Organização
e motivação organizacional
Sendo a motivação a vontade de um indivíduo exercer um nível de esforço elevado para alcançar um determinado objectivo, ela constitui o elemento chave para compromisso dos funcionários para com a empresa. Para que uma organização tenha empregados motivados ela precisa transmitir a sua visão de negócio. O compromisso só acontece quando o empregado partilha dessa visão e o crescimento da empresa significa o seu próprio crescimento.
CONCEITO DAS MOTIVAÇÕES
A motivação está constituída por todos os fatores capazes de provocar, manter e dirigir a conduta para um objetivo.
Hoje em dia é um elemento importante na administração de pessoal pelo que se requer conhecê-lo, e mais do que isso, dominá-lo, só assim a organização estará em condições de formar uma cultura organizacional sólida e confiável.
No exemplo da fome, evidentemente há uma motivação, já que esta provoca a conduta que consiste em ir procurar alimento e, ademais, mantém-na; isto é, quanta mais fome tenhamos, mais diretamente nos encaminharemos ao elemento satisfator adequado. Se temos fome buscamos alimento; isto é, a motivação nos dirige para satisfazer a necessidade.
A motivação também é considerada como o impulso que conduz uma pessoa a eleger e realizar uma ação entre aquelas alternativas que se apresentam numa determinada situação, sendo um importante tema para uma monografia, independentemente do seu grau de complexidade.
Efetivamente, a motivação está relacionada com o impulso, porque este provê eficácia ao esforço coletivo orientado a conseguir os objetivos da empresa, por exemplo, e empurra o indivíduo à busca contínua de melhores situações a fim de realizar-se profissional e pessoalmente, integrando-o assim na comunidade onde sua ação recebe significado.
O impulso mais intenso é a sobrevivência em estado puro quando se luta pela vida, seguido pelas motivações que derivam da satisfação das