MOTIVAÇÃO NA ESCOLA
Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ
Curso de Pedagogia
.
Tema: Motivação na escola
“O propósito da educação é substituir uma mente vazia, por uma mente aberta”. Malcolm S. Forbes
A motivação é um assunto de extrema importância no âmbito escolar, pois é considerado um dos fatores mais importantes no processo ensino-aprendizagem, justificando muitas vezes o sucesso ou fracasso escolar. Apesar desta importância, nos deparamos que o tema ainda tem muito caminho a percorrer e hoje é um campo de pesquisa muito interessante dentro da educação brasileira. Quando se questiona sobre a educação no Brasil, a resposta latente é de frustração e desânimo. Tanto os educadores como os educandos se sentem desmotivados, fazendo-se necessário entender o porquê desta inquietante realidade.
Para adentrarmos melhor no assunto, precisamos definir o que é motivação. Samulski (2002) diz que a motivação é um processo ativo, intencional, e fundamentado em metas, a qual depende de fatores internos e externos. Os fatores internos compõem a motivação intrínseca e os externos a motivação extrínseca, mas em muitas ocasiões ambas podem ser experimentadas pelo aluno. Segundo Ribeiro (2001), quando o aluno goza da motivação intrínseca ele é motivado em seu interior, procura realmente aprender por seus próprios interesses, tem metas internas e não precisa de recompensa deliberada. Já a motivação extrínseca está relacionada com metas externas, o aluno procura reconhecimento do outro, altas notas, elogios, ou até evitar qualquer punição ou castigo. Vários autores identificam as metas externas como metas de rendimento e as metas internas como metas de aprendizagem.
Baseados nesta descrição de motivação, podemos inferir que os alunos com metas de aprendizagem se envolvem mais facilmente na própria aprendizagem, se interessam pelo conhecimento, se preocupam em desenvolver competências e fazem isto com prazer, precisando