Motivação Existencial e Loc de controle
Processos Psicológicos Básicos II
Profa. Thaís Helena
AUTODETERMINAÇÃO para VIVER
Sentido. Qual o sentido da vida? Para que estamos aqui? Para quem estamos vivendo?
As linhas humanista, existencial, transpessoal valorizam o sentido da vida ou existência, bem como a realização do potencial humano e sua transcendência.
Psicologia Existencial aborda temas como:
A Vontade e a Decisão. O homem só se torna verdadeiramente humano na altura de se decidir. A terapia não deve aumentar a passividade do paciente, mas, pelo contrário, deve aumentar o seu campo de liberdade e de decisão.
A Unicidade e a Integração da Pessoa. Contra as teses atomistas, a psicologia existencial privilegia a unicidade do ser para além das suas diferentes expressões.
A Identidade, Experiência, Atualização do Eu e Autenticidade. Dá-se uma importância fundamental ao futuro através do desenvolvimento e do potencial de cada ser humano.
Paradoxo. Segundo Assagioli (1985), o homem possui domínio sobre a natureza mas pouco sobre seu mundo interior.
Vida. A vida é um palco ou cenário de muitas aprendizagens e erros.
Grave. Delito deveras grave é a negligência ou sapiência desperdiçada.
Desperdício. O desperdício de esforços e oportunidades ocorre, em parte, pela não aceitação do nosso destino ou função na vida.
Destino. Destino no sentido de fim ou objetivo maior da pessoa. Não somos nós que o fixamos, e sim, a dinâmica da evolução o faz.
Evolução. Queiramos ou não, estamos aqui para evoluir, para ir para frente, reciclar, mudar, aprimorar, jogar fora o que não presta.
Desprazer. Reciclar posturas e hábitos antagônicos, desprazerosos não só para a própria pessoa quanto para as demais.
Gerenciamento. Gerenciar nosso destino é como gerenciar uma empresa. São necessárias metas, prazos, estratégias, estudos de mercado, prós e contras, forças e fraquezas, enfim, um estudo minucioso da situação ou meio que envolve a mesma bem como dela em si. O que podemos