Motivação como estratégia
A administração de recursos humanos como base para a criação de políticas sociais numa empresa pode ser um agente facilitador, capacitador e influenciador no planejamento e execução da estratégia corporativa, por ser uma área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, remuneração, manutenção, controle e avaliação de pessoas. Neste trabalho falaremos um pouco de como a motivação para o trabalho pode auxiliar no desempenho de cada colaborador.
Palavras-chave: Motivação, Processos, Recursos Humanos.
1 INTRODUÇÃO
A área de Recursos Humanos está associada à área que administra a força de trabalho. Mas ela vai muito, além disso. Recursos Humanos de uma empresa tem que ser responsável por toda a infra-estrutura oferecida ao colaborador para que possa desempenhar bem a sua função. Desde a sua contratação, treinamento e monitoramento.
2 O PAPEL ESTRATÉGICO DO RH
Para a obtenção de melhores resultados nas organizações corporativas, devemos ter consciência de que a área de Recursos Humanos atualmente tem obtido maior espaço dentro das empresas, devido ao entendimento de que uma empresa é formada essencialmente de conhecimento e pessoas e se estas pessoas não estiverem perfeitamente harmonizadas com os objetivos a serem alcançados, os negócios tendem a declinar.
A atitude e o desempenho do RH voltado para o negócio, à qualidade de sua metodologia e a preocupação em apoiar as demais áreas da organização certamente vão facilitar muito a vida de todas as partes.
3 MOTIVAÇÃO
Segundo Oliveira (2007)
“Os executivos têm que voltar a sua atenção para as necessidades dos indivíduos que compõe sua empresa, pois os funcionários são os principais responsáveis pela execução de planejamento e atingimento de metas. Propiciar boas condições de trabalho que objetive a qualidade de vida do colaborador é essencial não só para o funcionário desempenhar bem as tarefas que lhe são atribuídas, mas também para auxiliar como fator de