Motivação - Clima Organizacional
1 – Introdução
Quando falamos em organização pensamos logo em clima organizacional, motivação, satisfação pessoal e ambiente de trabalho. Em virtude disto, este trabalho pretende analisar esses quatro sub-temas com base em estudos e teorias administrativas que contribuíram de maneira decisiva para nosso entendimento.
2 – Motivação 2.1 – Conceito de motivação
Motivação significa a condição do indivíduo que influencia a orientação para um objetivo do comportamento. Em outras palavras é o impulso que leva à ação influenciada por um objetivo. É um direcionamento momentâneo, como o anseio, desejo, vontade do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo.
Para Antonio Carlos (2009), motivação é o que estimula as pessoas e os gerentes precisam estar atentos à motivação de seus funcionários e aptos para identificar suas necessidades, assim como criar condições para que as tarefas a eles atribuídas.
2.2 – Motivação nas organizações
De acordo com Yoshio Kondo (1991), “ motivar as pessoas que estão envolvidas é uma das mais importantes políticas e condição fundamental para que possamos atingir nossos objetivos”.
Segundo Saulo Emmanuel e Maria Diniz apud artigo Motivação no Trabalho: Uma aplicação do modelo dos dois fatores de Herzberg (2007), administração vem passando por inúmeras mudanças nos últimos tempos e, hoje, sabem-se muito mais a respeito de como gerir eficazmente organizações. Concebe-se assim, a motivação como parte integrante desse processo; é uma condição imprescindível para o alcance dos objetivos do trabalho e das organizações. Sendo assim, estudiosos vêm salientando a importância de reconhecer esse fenômeno.
Segundo Frederick Herzberg (Herzberg e outros – The motivation to work, 1959),
“Para a empresa, a vantagem do estudo das atitudes no trabalho seria o aumento da produtividade, a