MOTIVAÇAO
TURMA: LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO – MAIO/ 2014
PROFESSORA: HELOISA HELENA OLIVEIRA DO AMARAL
ALUNAS: MARI DANIELLI BUQS NUNEZ
MARCIA ANDREIA TAVARES GOMES
PÂMELA CILENE AZEVEDO DE OLIVEIRA
MOTIVAÇÃO: POR QUE E COMO MOTIVAR?
A motivação uma das mais antigas preocupações dentro de uma organização. Quem pergunta vai sempre à frente, é pró-ativo. Quem responde sempre é reativo. Antigamente o bom aluno é o que sabia responder, se possível tinha as respostas “na ponta da língua”. Hoje o bom aluno é o que vê os conceitos sob um novo e vários ângulos, portanto o curioso é o que sabe perguntar. Quando nos defrontamos com algo novo, devemos responder a pelo menos quatro perguntas básicas: O que é? Para que serve? Onde se aplica? Como funciona? Vamos parafrasear o poeta: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber.
Quem sabe faz a hora, não espera para ler”. Vamos em busca das respostas!
O que é?
A motivação é quase sempre relacionada com desempenho positivo.
Segundo Heller (1998), “Motivação é a força que nos estimula a agir.
No passado acredita-se que essa força necessitava ser injetada nas pessoas, hoje se sabe que cada um de nós tem uma motivação própria, gerada por fatores distintos e pessoais”.
Citando Spector (2002), “ A motivação é geralmente descrita com um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento.” Chiavenato (1999) prefere afirmar que é mais fácil dizer o que motivação não é. “Muitos pensam que a motivação é um traço de personalidade humana que algumas pessoas possuem e outras não. A motivação funciona como o resultado da interação entre individuo e a situação que o envolve”. Para que serve?
Em nossa vida cotidiana ou dentro do contexto das empresas, a própria definição de motivação já explica para o que ela serve.
Vejamos: podemos afirmar que a motivação