motiva o no processo de aprendizagem
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PRESIDENTE
DUTRA – CESPD
MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM.
ALINY, JACIELLY, MARCOS LEVI E MARIA DA LUZ.
PRESIDENTE DUTRA - MA
2015
O final do século XX e inicio do XXI caracterizaram-se por grandes mudanças, em praticamente todos os setores da vida humana, essas transformações são fatos marcantes, dentre os quais se destacam:
• globalização dos mercados;
• o
desgaste
dos
valores
e
tradições
nacionais em prol da crescente ambição monopolista de países dito desenvolvidos.
Para começarmos a analisar essa questão, faz-se necessário definirmos o termo tratado. Para tanto, entende-se por motivação tudo aquilo que move uma pessoa ou a põe em ação ou a faz mudar o curso, podendo ser entendida como um fator psicológico ou como um processo. Atualmente a palavra motivação assumiu uma conotação, principalmente no que se refere às metas pessoais.
A motivação para a aprendizagem tornou-se um problema de ponta em educação, a sua ausência representa queda de qualidade na aprendizagem.
Os estudos realizados sobre o tema, dentre eles,
BORUCHOVITCH E BZNECK (2001), enfocam os aspectos cognitivos,
a
motivação
intrínseca,
extrínseca, o uso de recompensas e as metas de realização são tidos como fatores preponderantes para o conhecimento da motivação. Questões como organização da escola e da sala de aula são agentes motivadores. EDUCAÇÃO: PAIS E
PROFESSORES
Pais e Professores, os dois agentes mais, importantes envolvidos na educação.
Temos que refletir melhor sobre a Educação, não
somente a Educação (conhecimento) adquirida na Escola, mas aquela que deve também vir de casa, ou seja, com a imprescindível participação da família, para educar seus filhos, para respeitar o ser humano ter valores morais e éticos, e ate religiosos, mais não é isso que as vezes vemos pois os pais, querem deixa essa responsabilidade para a escolar.
A Escola não