Motar de passo
Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006
PdP
Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos
http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br
http://www.automato.com.br atendimento@automato.com.br
1 − Introdução
Esse tutorial abordará a confecção de uma placa para o controle de um motor de passo e a programação para que se possa controlá-lo por meio das portas de saídas digitais do MEC1000 ou do KDR5000. O motor de passo é muito utilizado na robótica porque pode ter sua rotação controlada por meio de passos, como o nome já diz, e isso é indispensável em alguns aparelhos onde é exigido um maior grau de precisão, pois o uso de motores de corrente contínua convencionais poderia resultar em danos no aparelho ou em mal funcionamento.
2 − Material
O material necessário será um motor de passo, um integrado ULN2003, um conector latch de 10 vias macho, um conector latch de 10 vias fêmea, um cabo flat e uma placa de fenolite.
3 − Funcionamento
Figura 1. Motores de passo
Os motores elétricos são dispositivos eletromecânicos que transformam energia elétrica em movimento rotativo por meio de ímãs e indutores em seu interior. Os modelos de motores de aplicação mais difundida são os motores de corrente contínua (CC ou DC), os de corrente alternada (CA ou AC), os universais, que funcionam tanto com corrente contínua quanto alternada, os servomotores e os de passo. O motor de passo é um motor com uma precisão muito grande do seu movimento. São utilizados onde é necessário o controle do número de rotações é muito importante, tais como em impressoras, drives de disquete e sistemas de automação industrial e robótica, pois, se não houvesse esse controle, o movimento contínuo poderia estragá-los. O passo que esse motor pode dar é o menor deslocamento angular para o qual está projetado. O número de passos destes motores dependem do número de pólos que seu rotor possui.