MOSTRA CULTURAL LIXO 2
Sumário Pág.1-Capa Pág.2-Sumário e Introdução Pág.3-10-Desenvolvimento -Pág.3-O que acontece com o lixo atualmente -Pág.5-Importância da separação -Pág.8-Impactos da não-reciclagem -Pág.9-Possíveis soluções Pág.10-Conclusão Pág.11-Referências Bibliográficas
Introdução
Neste trabalho, pretendemos esclarecer dúvidas acerca de um tópico muito controverso: os dejetos na sociedade Contemporânea. Para este fim, foi feita uma pesquisa de campo em que foram entrevistadas 52 pessoas e foram pesquisados os mais importantes aspectos do tema: o que acontece com os dejetos atualmente, os impactos da não reciclagem, a importância da separação de lixo e, por fim, as possíveis soluções. Como foco para análise, observamos o caso da cidade de Porto Alegre.
O que acontece atualmente com os dejetos
A política de gerenciamento dos resíduos adotada a partir de 1989 projeta Porto Alegre como uma referência no setor, liderando o Grupo de Trabalho de Gestão Integrada e Sustentável dos Resíduos Sólidos em Cidades da América Latina e Caribe, do Programa de Gestão Urbana da ONU. Existem 3 tipos diferentes de coleta de lixo em Porto Alegre:
Coleta Automatizada (lixo orgânico): é realizada, desde julho de 2011, através de contêineres em cinco bairros inteiros (Centro Histórico, Bom Fim, Cidade Baixa, Independência e Farroupilha) e em partes de outros oito bairros (Praia de Belas, Menino Deus, Azenha, Santana, Rio Branco, Santa Cecília, Moinhos de Vento e Floresta). Resíduos que devem ser colocados nos contêineres são basicamente orgânicos, como cascas e restos de frutas e legumes, sobras de comida, papel higiênico e fraldas descartáveis usados, guardanapo e toalha de papel sujos, plantas, restos de podas e varrição, pó de café e erva-mate.
Coleta Domiciliar (lixo orgânico): é realizada três vezes por semana no restante da cidade (fora da área de contêineres). Só nas principais avenidas ela ocorre de